segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ATIVIDADES DO MÊS DE AGOSTO





































PROJETO: Navegando na Cultura Petrolinense


JUSTIFICATIVA

A cidade de petrolina cresce contunuamente, pois a mesma é banhado pelo rio São Francisco, principal fonte de crescimento da região. As pessoas que aqui chegaram ajudaram a fortalecer a cidade nas áreas esportivas, irrigados, cultural e sócio-econômica.
Diante disso surge a necessidade de vivenviar um projeto que vise proporcionar aos educandos conhecer a história e a cultura da nossa cidade, mostrando a importância de ser um cidadão petrolinense, cuja beleza enche de orgulho os que aqui habitam.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar o Conhecimento  da história e cultura de Petrolina, suas belezas, tradições e riquezas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Conhecer a origem e a história de petrolina
·         Localizar a cidade e o estado em mapas.
·         Conhecer os síbolos de Petrolina e seus significados
·         Visitar pontos turísticos.
·         Aprender e degustar a gastronomia típica.
·         Conhecer músicas, artesanatos, artistas, danças e etc.
·         Vivenciar a cultura petrolinense.
·         Construir almanaque de diversões

ATIVIDADES ENVOLVENDO

·         Produção de texto
·         Contação de histórias
·         Visita a postos turíticos de Petrolina
·         Palavras cruzadas
·         Diagrama
·         Gráficos, tabelas, caledário, brincadeiras,
·         Fauna e flora regional etc. 

PROJETO VALORES: Essências da Vida



JUSTIFICATIVA


Vivemos numa sociedade cercada de problemas entre pais, alunos, professores, políticos, amigos, familiares, etc... Tais problemas caracterizam uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referências de cidadania e de respeito pelo próximo. Onde a a violência é a marca de uma sociedade excludente (que exclui em todos os sentidos, até afetivos).

Diante de tal fato, decidimos montar uma proposta de trabalho que contribuísse para a formação humana de nossos alunos, valorizando a consciência ética e a estética do bem. Pensando que mais importante que favorecer uma avalanche de conhecimentos e informações ás nossas crianças é o fato de nós os formarmos enquanto pessoas humanas, incentivando - os a darem o melhor de si.

Paz, amor, felicidade, igualdade, respeito, solidariedade, justiça, liberdade, amizade, humildade e honestidade serão os valores estudados nesse projeto.

OBJETIVO GERAL

Despertar nos alunos a consciência crítico-social, visando ações positivas e o resgate da dignidade humana.

O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM


  • O exercício da prática dos valores humanos
  • Desenvolver atitudes de respeito e cooperação nas atividades em grupo, aprendendo procedimentos dessa natureza e valorizá-los como forma de convívio escolar e social.
  • Ouvir e respeitar opinião dos colegas, dialogarem, aproveitar críticas, explicar pontos de vista.
  • Empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que esta aprendendo.
  • Todos podem tornar-se multiplicadores dos valores humanos, visando a dignidade do ser humano a igualdade de direitos, a abolição da discriminação, a importância da solidariedade e do respeito.
  • fazer uso do processo da escrita como registro dos conhecimentos construídos ao longo do processo.
  • Utilizar a escrita como recurso para a organização socialização dos conhecimentos adquiridos.
  • Utilizar a linguagem oral para expressar sentimentos, idéias e opiniões (dramatização).
  • interpretar textos em sua totalidade, adquirindo habilidades para tirar conclusões relacionando-as a vida prática.     


DURAÇÃO:17 dias
TURMAS: Pré-escola ao 3º ano
COORDENADORA: Maria Goretti
DIREÇÃO: Rosalva Maia

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS





CULMINÂNCIA





PROJETO FOLCLORE

PROJETO

    


5.    1.    JUSTIFICATIVA

O folclore brasileiro é um conjunto de mitos, lendas, usos e costumes transmitidos por suas histórias através do conhecimento popular e que encantam a todos (as) que as escutam.  Além da importância e riqueza de conteúdo que contribui na oralidade, movimentos, identidade e autonomia (influência dos mitos, imaginário, medos). É, portanto necessário conhecer e identificar para valorizar.

2.    PÚBLICO ALVO

Estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

3.    TEMPO PREVISTO
18 DIAS (2 a 20 de agosto).
 
4.    OBJETIVO GERAL

Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

5.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Resgatar as diferentes manifestações populares (parlendas, lendas, mitos, artesanatos, comidas típicas e festas) da nossa região;
ü Oportunizar o educando a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;
ü Desenvolver a imaginação, através da leitura de lendas folclóricas;
ü Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança - de maneira contextualizada;
ü Vivenciar as brincadeiras e manifestações folclóricas;
ü Identificar os usos, costumes e valores culturais da nossa cidade.
 
6.    METODOLOGIA
A realização do projeto ocorrerá através de pesquisa em livros, internet e entrevistas com pessoas da família, bem como seleção dos materiais pesquisados e construção de murais informativos.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.

Atividades a serem desenvolvidas

ü
Recorte e colagem relacionados aos personagens em estudo;
Roda da conversa sobre o folclore;

ü Dobraduras dos personagens folclóricos;
ü Construção de textos junto com as crianças relacionados ao tema folclore;
ü Lendas: Lenda do Saci; Lenda da mula sem cabeça, Lenda do Boitatá, Lenda do Curupira e Lendas da nossa região;
ü Fábulas: A cigarra e a formiga, O corvo e o jarro, A tartaruga e a lebre, O leão, O lobo e a raposa, Os músicos de Bremen, A raposa e as uvas, O leão e o camundongo, O pastor brincalhão, O asno e o cachorro, O macaco malandro, A raposa e a cegonha, etc.;
ü Brincadeiras folclóricas: pular corda, esconde-esconde, vender melancias, estátua, ioiô, carrinho, cadeirinha, bilboquê, passar anel, escravos de Jó, pular corda, chicotinho queimado, etc.;

 Brincadeiras de roda: Ciranda cirandinha, Pai Francisco, Caranguejo, A canoa virou, Os olhos de Maria Anita;
ü Trabalhar com trava línguas;
ü Trabalhar com provérbios;
ü Confecções de brinquedos: bilboquê, cata-vento, pipa, roe-roe;
ü Modelagem com barro;
ü Fazer com as crianças pratos típicos: paçoca, cajuzinho, arroz com carne, amendoim torrado, bolo de fubá;
ü Chás: Erva cidreira, Canela, Cravo, etc.;
ü Trabalhar com as crianças ditados populares e frases de pára-choque;
ü Dançar com as crianças danças folclóricas: forró, samba, xaxado, São Gonçalo, Quadrilha, etc.;
ü Questionar com os pais, avós, quais as brincadeiras e brinquedos que eles brincavam quando crianças, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.

7.    AVALIAÇÃO
Observação no desenvolvimento das atividades e interesse das crianças em sua realização.

8.    CULMINÂNCIA
Finalizaremos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da educação infantil e ensino fundamental no pátio da escola no dia 20/08/11.

9.    OBSERVAÇÃO
O projeto poderá sofrer modificações conforme os interesses e necessidades apresentados pelos estudantes.